in

É pecado fumar?

A resposta da Bíblia


A Bíblia não fala sobre fumar * ou sobre outras formas de usar tabaco. Mas seus princípios mostram que Deus vê o fumo como pecado porque ele não aprova hábitos impuros que fazem mal à saúde.

Respeitar a vida. ‘Deus dá a todos vida e fôlego.’ (Atos 17:24, 25) A vida é um presente de Deus. Por isso, não devemos fazer nada que possa diminuir nossa expectativa de vida. E é exatamente isso que acontece quando uma pessoa fuma. No mundo todo, o fumo é uma das principais causas de morte que poderia ser evitada.

Amar o próximo. “Ame o seu próximo como a si mesmo.” (Mateus 22:39) Quem fuma perto de outras pessoas não mostra amor. As pessoas que estão sempre expostas à fumaça de tabaco têm mais chance de ter as mesmas doenças que são comuns aos fumantes.

Ser santo. “Apresentem o seu corpo como sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus.” (Romanos 12:1) “Purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.” (2 Coríntios 7:1) Não fomos criados para fumar. Quem fuma absorve de propósito toxinas que prejudicam seriamente o organismo. Isso é o contrário de ser santo, ou seja, puro e limpo.

O que a Bíblia diz sobre usar maconha ou outras drogas para se divertir?


A Bíblia não menciona a maconha ou outras drogas desse tipo. Mas seus princípios mostram que é errado usar substâncias viciantes por diversão. Além dos princípios já mencionados, os seguintes também se aplicam:

Ter pleno controle da mente. “Ame a Jeová, seu Deus, . . . de toda a sua mente.” (Mateus 22:37, 38) “Mantenham inteiramente os sentidos.” (1 Pedro 1:13) Uma pessoa não consegue ter pleno controle da mente se estiver usando drogas. Além disso, muitas pessoas até se tornam dependentes delas. Em vez de pensar em coisas boas, a mente delas só se concentra em conseguir mais drogas. — Filipenses 4:8.

Obedecer à lei. “Sejam obedientes a governos e autoridades.” (Tito 3:1) Em muitos países, a lei controla o uso de drogas. Se queremos agradar a Deus, devemos obedecer às autoridades. — Romanos 13:1.

O tabaco e a sua saúde


A Organização Mundial da Saúde calcula que, todo ano, cerca de 6 milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas ao uso de tabaco, incluindo mais de 600 mil não fumantes afetados pela fumaça do cigarro. Veja como o tabaco afeta a saúde de seus usuários e de outros:

Câncer. A fumaça do tabaco contém mais de 50 substâncias químicas cancerígenas. De acordo com a Enciclopédia Britânica é provável que a fumaça do tabaco “seja responsável por 90% de todos os casos de câncer de pulmão”. A fumaça do tabaco pode causar câncer em outros órgãos, incluindo boca, traqueia, esôfago, garganta, laringe, fígado, pâncreas e bexiga.

Doenças respiratórias. A fumaça do tabaco aumenta as chances de doenças respiratórias como pneumonia e gripe. Crianças frequentemente expostas à fumaça correm maior risco de sofrer de asma, tosse crônica e redução do crescimento e da função pulmonar.

Doenças do coração. Os fumantes têm mais risco de sofrer um derrame ou de desenvolver uma doença do coração. O monóxido de carbono presente na fumaça do tabaco passa com facilidade dos pulmões para a corrente sanguínea, ocupando o lugar do oxigênio. Com menos oxigênio no sangue, o coração precisa trabalhar mais para levar oxigênio para o corpo.

Efeitos na gravidez. As mulheres que fumam durante a gravidez aumentam o risco de o bebê nascer prematuro, abaixo do peso ou com algumas deficiências, como lábio leporino. Esses bebês também podem desenvolver problemas respiratórios ou sofrer a síndrome da morte súbita na infância.

Fonte: jw.org

A Bíblia pode me ajudar se estou com depressão?

A Bíblia proíbe o prazer sexual?