in

O que a Bíblia diz sobre morar juntos sem se casar?

A resposta da Bíblia


A Bíblia diz que Deus quer que as pessoas “se abstenham de imoralidade sexual”. (1 Tessalonicenses 4:3) Na Bíblia, a expressão “imoralidade sexual” inclui adultério, atos homossexuais e relações sexuais entre um homem e uma mulher que não são casados.

Por que Deus se importa se os casais estão casados ou não?


Foi Deus quem criou o casamento. Ele instituiu o casamento quando uniu o primeiro homem e a primeira mulher. (Gênesis 2:22-24) Não era a intenção dele que um homem e uma mulher morassem juntos sem que estivessem comprometidos um com o outro pelo casamento.

Deus sabe o que é melhor para os humanos. Ele projetou o casamento para ser uma união permanente entre um homem e uma mulher, com o objetivo de beneficiar e proteger todos os membros da família. Pense em uma comparação simples: assim como as instruções do fabricante mostram como montar um móvel corretamente, as instruções de Deus nos ensinam a construir uma família feliz. Quem obedece aos mandamentos de Deus sempre se beneficia. — Isaías 48:17, 18.

Um homem lendo as instruções do fabricante sobre como montar um móvel.
Assim como as instruções do fabricante nos mostram como montar um móvel, as instruções de Deus nos ensinam a construir uma família feliz

Relações sexuais fora do casamento podem ter sérias consequências. Por exemplo, podem resultar em gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis e problemas emocionais. *

Deus deu ao homem e à mulher a capacidade de gerar filhos por meio do sexo. Para Deus, a vida é sagrada. Por isso, a capacidade de ter filhos é um presente muito precioso. Ele quer que valorizemos esse presente por fazer as coisas como ele determinou para o casamento. — Hebreus 13:4.

O que dizer de morar juntos antes de se casar para ver se os dois são compatíveis?


O segredo para um casamento feliz não é ter um “período de teste”, em que o casal possa se separar sem nenhum compromisso. Pelo contrário, para ter um relacionamento feliz, o marido e a esposa precisam estar seriamente comprometidos um com o outro e trabalhar juntos para superar problemas. * O casamento fortalece o compromisso. — Mateus 19:6.

Como ter um casamento feliz?


Não existem casamentos perfeitos. Mas os casais podem construir um casamento feliz por seguir os conselhos da Bíblia. Veja alguns exemplos:

Coloque os interesses de seu marido ou de sua esposa acima dos seus. — 1 Coríntios 7:3-5; Filipenses 2:3, 4.

Desenvolvam amor e respeito um pelo outro. — Efésios 5:25, 33.

Aprenda a controlar o que fala. — Provérbios 12:18.

Tenha paciência e seja rápido em perdoar. — Colossenses 3:13, 14.

Sexo antes do casamento

O que representavam as 10 pragas e quais deuses do Egito foram atingidos?