in

Será que temos data marcada para morrer?

A resposta da Bíblia


Não, não temos data marcada para morrer. A Bíblia não ensina a ideia do destino. Ela diz que a morte muitas vezes acontece por causa do “imprevisto”. — Eclesiastes 9:11.

Mas a Bíblia não diz que existe um “tempo para morrer”?


Sim, Eclesiastes 3:2 diz que há “tempo para nascer e tempo para morrer; tempo para plantar e tempo para desarraigar o que se plantou”. Mas o contexto do versículo mostra que a Bíblia está se referindo aos ciclos comuns da vida. (Eclesiastes 3:1-8) Deus não marcou uma data em que cada pessoa irá morrer, assim como ele não obriga nenhum agricultor a plantar em uma data específica. Na verdade, o que esse trecho mostra é que não devemos ficar tão preocupados com os assuntos do dia a dia a ponto de deixar nosso Criador de lado. — Eclesiastes 3:11; 12:1, 13.

É possível ter uma vida mais longa?


Apesar das incertezas da vida, é possível termos uma vida mais longa se tomarmos boas decisões. A Bíblia diz: “A lei [ou “ensino”] do sábio é fonte de vida, para desviar dos laços da morte.” (Provérbios 13:14) Do mesmo modo, Moisés disse aos israelitas que, se obedecessem às ordens de Deus, poderiam viver muito tempo. (Deuteronômio 6:2) Por outro lado, se não formos cuidadosos, poderemos encurtar a nossa vida por causa de ações tolas ou erradas. — Eclesiastes 7:17.

Por mais que tomemos boas decisões ou sejamos cuidadosos, não podemos fugir da morte. (Romanos 5:12) Mas essa situação irá mudar, pois a Bíblia promete um tempo em que “não haverá mais morte”. — Revelação (Apocalipse) 21:4.

Fonte: jw.org

É pecado tomar bebidas alcoólicas? O que a Bíblia diz?

A Bíblia pode me ajudar se estou com depressão?